Início > JORNAL DEROLÉ > Bancos: Comando Nacional rejeita proposta da Fenaban e intensifica greve no banco Itaú

Bancos: Comando Nacional rejeita proposta da Fenaban e intensifica greve no banco Itaú

Base de Dourados continua com serviços 100% paralisados e número de agências que aderiram o movimento no Brasil chega a 9.254 

Em frente a Agência do Bradesco - Foto: Wender Carboari

Em frente a Agência do Bradesco - Foto: Wender Carboari

Por Wender Carbonari

O Comando Nacional dos Bancários rejeitou a proposta de reajuste de 8,4 % apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) durante a reunião realizada na última quinta-feira (13) em São Paulo. De acordo com os últimos dados divulgados pela Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), que comanda a greve, 9.254 agências estão com os serviços paralisados nos 26 estados e no Distrito Federal.

Por causa da rejeição imediata, não haverá assembléia por parte do Comando Nacional para discutir a proposta e nem encaminhará à Categoria para apreciação.

Começou nesta manhã, por volta das 10h, uma nova reunião para continuar as negociações.

“A quebra do silêncio dos bancos e a retomada das negociações são passos importantes, mas os bancos perderam uma excelente oportunidade para resolver o impasse da greve. A proposta não avança porque representa somente 0,93% de aumento real, o que é insuficiente, além de não trazer valorização do piso nem melhoria na Participação nos Lucros e Resultados (PLR), não atendendo, assim, às expectativas dos bancários”, afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional.

Itaú

Nesta sexta-fera, a greve foi intensificada em todo país nas agências bancárias do Itaú. Mesmo com a paralisação, existem algumas flexibilidades para determinados casos, mas, especificamente nesta data, não haverá tolerância para agências do Itaú em Dourados e em todo Brasil.

Dia "D" da greve nas agências do Itaú - Foto: Wender Carbonari

Dia "D" da greve nas agências do Itaú - Foto: Wender Carbonari

Nas capitais, os sindicalistas fazem um Ato Público em frete as agências. presidente do Sindicado dos Bancários da base de Dourados, Raúl Lídio Verão, explica o Comando Nacional auxilia os sindicatos a intensificar a greve nos bancos que dão “problemas” e dificulta as reivindicações. “Sem intensificamos o movimentos nas agências do Bradesco. Provavelmente, na mesa de negociações de ontem, o representante do Itaú dificultou os acordos e por isso o Comando nos orientou a intensificação nas agências do Itaú”, explica Verão.

O Itaú é o banco que mais lucrou no primeiro semestre deste ano atingindo a marca de mais de R$ 7 bilhões de lucro líquido.

Discussões

Nesta manhã houve algumas discussões entre o presidente do sindicado, Raúl Lídio Verão, com alguns clientes que passavam pelo local insatisfeitos com o prolongamento da greve. Outros funcionários do banco Itaú, contrários as reivindicações, também estavam presentes.

Questionaram ao Verão os motivos pelo qual a greve dos bancários está “diferente” este ano. Eles se referiram a ausência das manifestações mais intensas em frente às agências que, por vezes, fazia-se necessário a intervenção da polícia nos locais.

– Neste ano os bancos levaram uma ‘invertida’ na justiça. Antes eles utilizavam muito o interdito, que impedia que os sindicalistas ficassem em frente às agências para orientar os outros funcionários e os clientes dos bancos sobre a greve. Os bancos ficaram sem essa ferramenta que servia para levar a polícia para cumprir determinações da justiça e impedir nosso movimento – Explica o presidente regional do Sindicato.

Raul, presidente do Sindicato dos Bancários da região de Dourados, sempre atendendo com atenção a EQUIPE de reportagem do Blog DeRolé

Raul, presidente do Sindicato dos Bancários da região de Dourados, sempre atendendo com atenção a EQUIPE de reportagem do Blog DeRolé

Anúncios
Categorias:JORNAL DEROLÉ
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: