Inicial > JORNAL DEROLÉ > Quem são os verdadeiros bandidos deste país?

Quem são os verdadeiros bandidos deste país?

Estudantes da USP são presos; protestos contra a polícia e a Rede Globo

Foto - UOL

Foto - UOL

Por Cleberson Souza

Os estudantes ocuparam a reitoria com o intuito de pressionar a saída da PM dos interiores da USP. O monitoramento do Campus da USP pela PM é fruto do acordo realizado entre a Reitoria da USP, Secretário de Segurança do Estado de São Paulo e o Comando da Polícia Militar Paulista.

A manifestação dos estudantes ocorreu devido à prisão de alguns alunos da universidade que faziam uso de droga ilícita no campus.

Apesar de ter esse fato como o estopim do protesto e invasão da reitoria, essa história de confronto entre estudantes e policiais é histórica. A animosidade existe desde a criação dessa Polícia no Regime Militar. A função da PM naquele tempo era de sustentar o Regime nas ruas, prendendo e censurando qualquer tipo de manifestação contra o Regime. Existem várias denúncias, muitas delas comprovadas, acerca da tortura praticada pela PM contra estudantes no Regime Militar Brasileiro.

Como vemos, devido ao antagonismo histórico, a situação se tornou mais lastimosa. Após ordem judicial a PM invadiu o prédio da Reitoria da USP e prendeu 73 estudantes, que foram levados ao 91º DP da capital paulista. A liberdade dos estudantes está sendo negociada e deverá acontecer após o pagamento de fiança. Inicialmente, os acusados teriam que pagar R$ 1.050,00 para responder às denúncias em liberdade e, após negociação realizada pelo deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL), essa multa foi reduzida para R$ 545 (um salário mínimo).

Um grupo de estudantes e funcionários da Universidade se dirigiram para frente da 91° DP em solidariedade aos estudantes presos. Além de protestarem contra a polícia, gritando “libertem nossos presos”, com ânimos elevados quando surgem jornalistas da TV entram no ar ou em gravações, os manifestantes gritam “Mentira, mentira!” e em oposição a Rede Globo “O povo não é bobo, abaixo a Rede Globo”.

Apesar das negociações do referido Deputado Estadual, que ainda busca redução maior da fiança, não tem previsão para a libertação dos estudantes presos.

Anúncios
Categorias:JORNAL DEROLÉ Tags:
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: