Início > JORNAL DEROLÉ > Conferência elege 40 representantes da região para a Consocial/MS

Conferência elege 40 representantes da região para a Consocial/MS

Por Wender Carbonari

 

Quarenta delegados vão representar Dourados e outras sete cidade da região na Conferência Estadual Sobre Transparência e Controle Social (Consocial/MS) que acontece nos próximos dias 29 e 30 de março em Campo Grande. Estiveram em dourados na manhã dessa terça-feira (28) representantes da sociedade civil e do poder público das cidades de Antônio João, Caarapó, Caracol, Douradina, Itaporã, Maracaju e Tacuru.

 

Na Consocial/MS os representantes vão apresentar 20 propostas de articulações que podem melhorar o quadro social. Ao todo, os mais de 80 participantes do evento que acontece simultaneamente no Brasil inteiro, elaboraram 46 propostas, sendo as melhores escolhidas mediante a voto.

 

A Conferência Regional foi realizada na 4ª Subseção da OAB/MS, localizada na rua Onofre Pereira de Matos, 1712, na segunda (27) e na terça-feira (28). As propostas foram elaboradas com base nos temas: “promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos”; “mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública”; “a atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle”; e “diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção”.

 

Rosimary Zucareli (CGU-R/MS) explica aos participantes os últimos detalhes para a elaboração das propostas - Foto: Wender Carbonari / Jornal de Rolé

 

Democracia

O presidente da 4ª Subseção da OAB/MSDr. Cesar Augusto Rasslan Câmara, disse estar satisfeito com o resultado da conferência. Por ser a primeira nesse seguimento no Brasil havia o receio de que poucas cidades participariam ou que não houvesse, de fato, discussões sobre os temas. “Superou minhas expectativas. Tanto na qualidade das discussões, que foram acaloradas, quanto nas propostas apresentadas”, comenta o presidente Câmara.

 

O que chamou a atenção do presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) reginal, Cesar Câmara foi a presença de representantes de diversas áreas. “Tem gente de sindicados de todos os tipos, advogados, presidentes de conselhos, líderes comunitários e até representantes das aldeias indígenas. Um evento bem democrático”, defini.

 

Antes das discussões e apresentação das propostas, houve palestras para defnir os pontos que deveriam ser levados em conta na elaboração dos projetos, além da apresentação básica para explicar aos participantes os objetivos da Consocial.

 

“A primeira Consocial é um marco histórico na política nacional e que certamente contribuirá para o processo de consolidação da democracia brasileira”, explica o início do “texto-base” entregue a todos os participantes com detalhes sobre cada eixo temático que foi discutido no auditório.

 

O evento nacional acontece em Brasília entre os dias 18 e 20 de maio deste ano.

 

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: